Cartas Paulo Apóstolo

1Tm

1ª a Timóteo

ROTEIRO PARA ESTUDO



AS CARTAS PASTORAIS: 1 E 2 TIMÓTEO E TITO

As três Cartas, a saber: 1ª a Timóteo, 2ª a Timóteo e Tito, são chamadas, em seu conjunto, de Cartas pastorais. O motivo é elas apresentarem argumentos relacionados à conduta pastoral de seus destinatários. É notório que pessoas conhecidas de Paulo que estão onde esses colaboradores exercem seu ministério também recebem saudações do Apóstolo, como podemos ler em 2 Timóteo 4,19 e Tito 3,8–11. As recomendações encontradas na Carta não se referem apenas ao ministério de seus destinatários, mas à conduta de pessoas e à solução de situações das Igrejas.

Podemos dizer que as Cartas pastorais são "pastorais", isto é, ligadas a situações concretas, administrativas das Igrejas, não apenas por conta de seus destinatários. Eles são os Bispos dessas Igrejas. Mas as Cartas são pastorais no sentido de apresentar condutas pastorais, indicações de comportamento pastoral de pessoas e circunstâncias.

Com a carta a Tito, as cartas a Timóteo formam um conjunto à parte na literatura que é comumente atribuída a São Paulo. Não se dirigem a uma comunidade, mas a pessoas individuais que possuem uma responsabilidade no governo, no ensino e no comportamento das comunidades cristãs. Porque apresentam diretrizes para os pastores, desde o séc. XVIII elas são chamadas Cartas Pastorais.

1. Introdução à carta

2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia -  Novo Testamento, Paulinas).

3. Estudo da Carta 

4. Atividade 

5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na coluna à direita da Home deste site)


1. Introdução à Carta a Timóteo

Apelo ao discernimento

Timóteo foi discípulo e colaborador de Paulo, e é mencionado ou está sempre com o Apóstolo quando este escreve suas cartas.

Conforme Atos, Timóteo nasceu em Listra, na Licaônia. Filho de pai grego e mãe judeu-cristã, Paulo permitiu que ele fosse circuncidado (At 16,1-3). Ao passar por Listra, na sua segunda viagem missionária, Paulo tomou Timóteo consigo como companheiro de viagem. Timóteo ficou em Bereia quando Paulo teve que fugir (At 17,14s) e depois se juntou a Paulo em Corinto. Foi mandado para a Macedônia antes da terceira viagem de Paulo (At 19,22) e estava no grupo de Paulo no fim da terceira viagem (At 20,4). A 1Tm deve ter sido escrita em 64-65 e apresenta Timóteo como responsável pela igreja de Éfeso.

A importância da 1Tm está no seu testemunho histórico sobre a organização eclesiástica. Paulo insiste para que Timóteo desempenhe com firmeza e coragem a função que recebeu de Cristo mediante a imposição das mãos («ordenação»). Exorta-o a tornar-se anunciador e defensor da verdade (1,3-20), a organizar o culto (2,1-15) e a ser pastor, dirigindo a comunidade na diversidade dos grupos (3,1-6,2). Estamos ainda longe de uma rígida organização jurídica, mas podemos dizer que temos aqui um verdadeiro ponto de partida para a reflexão teológica sobre o ministério na Igreja.

2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia -  Novo Testamento, Paulinas).

3. Estudo da Carta 1ª a Timóteo

Paulo escreve-a para seu mais íntimo e genuíno colaborador: Timóteo. 
Timóteo era de Listra, na Licaônia. Era filho de mãe judia convertida ao Cristianismo e de pai pagão. Em Atos dos Apóstolos 16,1–3, vemos a entrada em cena desse íntimo colaborador de Paulo. 

O Apóstolo fez que ele se circuncidasse, pois, sendo filho de mãe judia, convinha que tivesse o sinal da circuncisão. Seguramente, Paulo era um homem sensível às situações futuras e, justamente nessa questão da circuncisão, que será um ponto de debates e combates incessantes em sua vida, tomou essa decisão. 

Timóteo acompanhou Paulo na maior parte de suas viagens, sendo, para ele, um colaborador, um "filho verdadeiro" (1 Tm 1,2), "amado" (2 Tm 1,2), "filho amado e fiel" (1 Cor 4,17). Foi encarregado de importantes tarefas pelo seu mestre, Paulo.

1) Em Atos 19,22, Timóteo e Erasto são enviados para a Macedônia para preparar a viagem de Paulo até Jerusalém.

2) Em 1 Coríntios 4,17, Paulo recorda que enviou Timóteo até aos coríntios, portando uma carta (a 1 Coríntios), em vista da assistência dessa Igreja. Ele chama Timóteo de "filho amado" e "fiel no Senhor".

3) Em Filipenses 2,19, Paulo indica que enviará Timóteo até a Igreja de Filipos para obter notícias a respeito dessa Igreja.

4) Em 1 Tessalonicenses 3,2, Paulo afirma que também enviou Timóteo para fortificar e exortar os Tessalonicenses na fé.

Timóteo gozou de intimidade e confiança sem limites do Apóstolo. A tradição indica que foi feito, pelo próprio Paulo, Bispo de Éfeso. Esse dado é confirmado pela decisão de Paulo, recordada em 1 Timóteo 1,3, de mantê-lo em Éfeso.

Timóteo devia ser um homem tímido, pois, em 1 Coríntios 16,10ss, Paulo faz recomendações acerca da conduta dos coríntios para com seu enviado. Mas foi, também, missionário de grande capacidade e liderança, pois, do contrário, não teria sido incumbido de tantas missões difíceis pelo Apóstolo. 

Ele é citado em várias Cartas do corpus paulinum: 1 Tessalonicenses 1,1; 2 Tessalonicenses 1,1; Romanos 16,21; 2 Coríntios 1,1; Filipenses 1,1; Colossenses 1,1; Filêmon versículo 1.


Estrutura e comentário à  1ª a Timóteo
1,1–2        Introdução.
1,3–20      Os falsos mestres.
2,1–15      A oração pública.
3,1-4,16    Os ministros da Igreja.
5,1-6,2      Fiéis das comunidades.
6,3–21      Recomendações.

Introdução (1,1–2)
Na introdução, Paulo identifica que seu ministério apostólico é por ordem do Salvador, um título cristológico raro nas Cartas paulinas. O autor dirige-se a Timóteo como "verdadeiro filho na fé".

Os falsos mestres (1,3–20)
Em seguida, começam os argumentos. Paulo deixou Timóteo em Éfeso quando da viagem para a Macedônia. Havia por lá os que ensinavam falsas doutrinas, ligadas a tradições judaicas que, na compreensão de Paulo, não conduziam ao Evangelho. Eram frivolidades (1,6). Mais uma vez, Paulo está envolvido em questões que, vindas do mundo judaico, agridem a experiência cristã de liberdade em Cristo Jesus.

Em seguida (versículos 8–11), Paulo insiste na questão da Lei, que é para restringir o mal da parte dos iníquos, rebeldes, pecadores, perjuros etc. Ele elenca uma série de erros e comportamentos discordantes da Lei, dando a entender que é para eles que existe essa Lei.

Subitamente, Paulo inicia uma ação de graças pela experiência apostólica que o marca profundamente. Ele sente que, em si mesmo, "superabundou [...] a graça de nosso Senhor" (1,14). Em seguida, declara que a vinda de Cristo ao mundo é para o resgate, a salvação dos pecadores. Com humildade e grande honestidade, ele se declara o primeiro dos pecadores (1,15). Em 1,17, ele introduz do texto uma doxologia.

A partir de todas essas observações, Paulo inicia algumas indicações a Timóteo. Líder da comunidade, Timóteo deve estar atento aos erros, combatendo o bom combate (1,18). A vida cristã e, especialmente, o compromisso apostólico é como um combate nessa Carta e na 2 Timóteo.

A oração pública (2,1–15)
A oração é o tema desse passo. Primeiro, Paulo recomenda a oração e apresenta motivações para ela. Depois, justifica a intervenção de Deus na história e a necessidade de orar para vivenciar tudo isto.

Em 2,8–15, o autor indica como deve ser o comportamento das mulheres. Elas devem ser modestas e sinceras em sua presença na comunidade, sem se impor; com simplicidade, devem aprender. É curiosa essa norma, pois, no passo seguinte, parece que há referências indiretas às mulheres diaconisas. Certamente, Paulo tinha em mente situações concretas e a elas respondia com padrões de comportamento.

Os ministros da Igreja (3,1—4,16)
Aqui, inicia-se uma série de recomendações aos responsáveis da Igreja. Primeiro são os epíscopos. As recomendações iniciam-se com "fiel é esta palavra [...]" (3,1), expressão comum nas pastorais.

Os epíscopos merecem várias recomendações de conduta que os colocam em destaque na comunidade. Esses epíscopos não devem ser identificados imediatamente com os bispos. São "supervisões" da comunidade. 

Algumas recomendações são dadas, depois, aos presbíteros (5,15–25).

Os diáconos têm suas recomendações em seguida (3,8–14). Não é correto identificar os diáconos citados aqui com o ministério do diácono moderno. Este está mais voltado para funções litúrgicas, ao passo que aqueles são mais relacionados à condução, à organização da Igreja. No versículo 11, o autor dirige-se às mulheres, o que, dentro do contexto, parece ser as mulheres não dos diáconos, mas as mulheres diaconisas.

Paulo passa, depois, a falar da "piedade", que é o modo de ser do cristão no mundo. Em 3,16, encontramos mais um pequeno hino cristológico.

Em 4,1–16, o Apóstolo aborda a situação dos "falsos doutores". Eles são supostos cristãos que, presentes nas Igrejas e apoiados na doutrina dos apóstolos, disseminam ideias que não são as verdadeiras. Confundem a comunidade com propostas de comportamento e desviam do caminho de Cristo.

Em 1,12, Paulo dirige-se a Timóteo, citando sua "pouca idade" como uma possível dificuldade na condução da Igreja. Mas, logo em seguida, inicia as recomendações de conduta. Timóteo tem o "dom da graça" (versículo 14), recebido com a imposição das mãos do presbitério. As recomendações a Timóteo são válidas para todo aquele que tem uma responsabilidade de condução da comunidade.

Fiéis das comunidades (5,1—6,2)
Continuam as recomendações do Apóstolo. Primeiro são os anciãos, os que têm idade e precisam de correção pela sua conduta. Depois, são outras categorias de pessoas: senhoras e moças.

Uma atenção grande é dada às viúvas (5,3–16). Parece que são duas as situações aqui. Primeiro, deve haver o grupo das viúvas, uma espécie de serviço especial dentro da Igreja. Para esse grupo, só devem ser aceitas as mulheres já com certa idade e boa reputação.

A outra situação é a das viúvas mais jovens, que, segundo o Apóstolo, devem buscar o matrimônio para não se confundirem com sentimentos e situações que poderiam escandalizar a comunidade.

Os presbíteros (5,17–25) merecem várias recomendações.
Há um forte acento na realidade do ensino que os presbíteros apresentam. Para entrar nesse grupo, deve haver uma seleção e, com cuidado, uma preparação.

Os escravos (6,1–2) também devem estar dentro do comportamento cristão e conhecer a doutrina. Por doutrina, não se deve entender um conjunto de crenças apenas. Deve se entender, de modo especial, os preceitos evangélicos.

Recomendações (6,3–21)
Depois de tudo isso, o autor elenca uma série de recomendações. 
Inicia com a apresentação dos doutores cristãos. Eles devem ser a referência das comunidades, não imersos em discussões e palavreado inútil. Quem ensina deve fazê-lo para conduzir à verdade, não para destruir a comunidade. Parece que havia essa situação absurda: em vez do ensino da verdade, a confusão.

Depois, Paulo admoesta a Timóteo mais uma vez. Ele é, também, um doutor e deve estar longe do erro. Em 6,11–14, há uma sequência de intenções que Timóteo deve vivenciar:

Mas tu, ó homem de Deus, foge desses vícios e procura com todo empenho a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.Combate o bom combate da fé. Conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e fizeste aquela nobre profissão de fé perante muitas testemunhas. Em presença de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que ante Pôncio Pilatos abertamente testemunhou a verdade, recomendo-te que guardes o mandamento sem mácula, irrepreensível, até a aparição de nosso Senhor Jesus Cristo [...] (1 Tm 6,11–14).
O autor retoma as recomendações diversas dirigindo-se aos ricos. Eles também deviam estar na comunidade e não podem colocar em seus bens a confiança. Devem, sim, partilhar. Dessa forma, estarão acumulando para a felicidade do futuro.

O final da Carta a Timóteo é rápido. Mais uma vez, o autor insiste na renuncia ao palavreado.

4. Atividade 
Destacar expressões e frases da 1Tm que são importantes para os cristãos de hoje e do lado, escreva porquê.
Exemplo
Texto                                                                         Porque
1. Dou graças a Deus que me fortalece (1,12)       Enfrentamos dificuldades e Deus nos fortalece nos desafios: doenças, relacionamentos, medos...
2.
3.
4.
5.
   


5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na coluna à direita deste site)
Pode-se fazer a Leitura Orante de 1 Tm 1,12-17


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