Carta a Tito
ROTEIRO PARA ESTUDO
1. Introdução à carta
2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia - Novo Testamento, Paulinas).
3. Estudo da Carta
4. Atividade
5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na home deste site)
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1. Introdução à carta
EXPRESSAR A FÉ NA VIDA
2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia - Novo Testamento, Paulinas).
3. Estudo da Carta
4. Atividade
1) O centro da Carta a Tito é a "sã doutrina" e não, as fábulas judaicas e mandamentos humanos. O que significa sã doutrina para nós, hoje?
2) Faça uma pesquisa no Catecismo da Igreja Católica (CIC) e escreva uma síntese do que é a "sã doutrina". Consulte Catecismo da Igreja Católica.
5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na página inicial deste site)
A Leitura Orante pode ser feita por no texto Tt 1,5-16.
ROTEIRO PARA ESTUDO
1. Introdução à carta
2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia - Novo Testamento, Paulinas).
3. Estudo da Carta
4. Atividade
5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na home deste site)
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1. Introdução à carta
EXPRESSAR A FÉ NA VIDA
A carta a Tito e a 1ª a Timóteo - Cartas Pastorais - tratam de problemas idênticos. O Evangelho foi anunciado, as comunidades foram fundadas e, algumas dezenas de anos mais tarde, aparecem os verdadeiros problemas.
Alguns cristãos, provavelmente de origem judaica, misturam o Evangelho com teorias propagadas por grupos judaicos que se arrogam o direito de regulamentar o uso de alimentos e proibir o matrimônio.
Por outro lado, também os costumes relevados do paganismo se infiltram na comunidade, falseando a moral. É preciso recordar aos cristãos que a salvação foi trazida por Cristo, e também traçar as grandes linhas do comportamento para a vida particular e social, e ainda prover à organização das igrejas.
A carta foi escrita provavelmente pelos anos 64-65.
Tito, seu destinatário, é o delegado pessoal de Paulo na ilha de Creta.
Tito, seu destinatário, é o delegado pessoal de Paulo na ilha de Creta.
Segundo Gl 2,1ss, ele era grego, acompanhou Paulo e Barnabé a Antioquia e, apesar de sua origem pagã, não foi circuncidado; isso para demonstrar a liberdade evangélica perante a lei. Agora Paulo conta com ele para organizar a comunidade de Creta e lutar contra os que falseiam a palavra de Deus.
O centro da carta é a «sã doutrina», isto é, a vontade salvadora de Deus e a salvação gratuita trazida por Cristo.
Ao redor desse núcleo giram as várias partes da carta, numa organização temática bem mais feliz que na primeira a Timóteo.
Tito deve instituir presbíteros, a fim de que exortem à «sã doutrina» e refutem todos os que a contradizem; além do mais, o próprio Tito deverá «fechar a boca» dessa gente, ensinando, praticando e fazendo praticar a «sã doutrina».
Ao redor desse núcleo giram as várias partes da carta, numa organização temática bem mais feliz que na primeira a Timóteo.
Tito deve instituir presbíteros, a fim de que exortem à «sã doutrina» e refutem todos os que a contradizem; além do mais, o próprio Tito deverá «fechar a boca» dessa gente, ensinando, praticando e fazendo praticar a «sã doutrina».
2. Leitura da Carta (possivelmente em A Bíblia - Novo Testamento, Paulinas).
3. Estudo da Carta
ESTRUTURA DA CARTA A TITO
1,1–4
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Introdução e votos
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1,5–16
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Escolha dos ministros
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2,1–15
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Deveres de estado
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3,1–11
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Estranhos na comunidade
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3,12–15
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Notícias e saudações
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Paulo inicia sua Carta com intensidade, dedicado à verdade e seguro da salvação operada em Cristo Jesus. Tito é chamado de "verdadeiro filho na fé comum" (v. 4).
Escolha dos ministros (1,5–16)
Imediatamente, começam as recomendações a respeito dos presbíteros. Eles são apresentados como "ecônomos", isto é, administradores da comunidade.
São elencadas suas virtudes (v. 7–9).
Mais uma vez, aparece o problema dos falsos doutores que enganam a muitos. Paulo evidencia uma situação concreta de en gano. Tito deve ter sua atenção voltada para a verdade do Evangelho, não para fábulas judaicas e mandamentos humanos.
Deveres de estado (2,1–15)
Depois, vem uma série de deveres próprios de algumas categorias de fiéis. O fundamento dessa série de recomendações é a graça que o fiel traz consigo. Se ele está nela, então, tem virtudes que deve viver.
Outros deveres (3,1–11)
Como se não bastassem as recomendações do passo anterior, agora, o autor elenca e comenta deveres e situações que devem ser olhados com atenção. No final, há referência à ação de Deus como motivo para a fidelidade.
Aqui, também, como em 1 e 2 Timóteo, aparecem as recomendações de não dar valor e atenção para conversas e comportamentos inadequados. Paulo indica a conduta diante do erro e propõe solução.
Notícias e saudações (3,12–15)
Em poucos versículos, o Apóstolo dá notícias de sua situação e saúda seus colaboradores e amigos.
Questões relativas às pastorais
Autenticidade
As pastorais são autênticos testemunhos a respeito de Paulo e frutos de seu desejo ou são elaborações posteriores a ele, escri tas por um discípulo anônimo e propostas como expressão de seu pensamento? Em outras palavras: as pastorais são protopaulinas ou deuteropaulinas? As opiniões são divergentes. Há uma forte tendência em indicá-las como deuteropaulinas, mas não nos parece ser correto apresentar apenas essa opinião. Assim, vamos abordar algumas possibilidades a respeito.
Cronologia dos fatos
Alguns estudiosos julgam ser difícil harmonizar a cronologia de Atos dos Apóstolos.
Quais são as viagens citadas nas pastorais?
Quais são as viagens citadas nas pastorais?
Quando Paulo deixou Timóteo em Éfeso e Tito em Creta?
O cativeiro romano citado em Atos 28 não pode ser o citado em 2 Timóteo. Se colocarmos os fatos relativos a Paulo e à sua conduta, citados ou intuídos nas pastorais, não há respaldo narrativo em Atos.
Mas não é conveniente considerar Atos dos Apóstolos uma biografia de Paulo, dos outros apóstolos e discípulos nem mesmo da Igreja, uma crônica da Evangelização. O que Atos dos Apóstolos pretende é, conforme o plano teológico e literário de seu autor, demonstrar a difusão do Evangelho "[...] em toda a Judéia e Samaria até os confins do mundo" (At 1,8). Chegando a Roma, Paulo está nos "confins do mundo", relativamente a Jerusalém. O autor de Atos desejava apresentar essa difusão crescente da mensagem do Evangelho e do conhecimento e adesão de Jesus.
Não foi sua intenção fazer biografia de Paulo. Aliás, isso é muito claro quando se vê alguns episódios narrados em Atos serem muito extensos, embora não tenham grande importância cronológica. Ao invés, outros que poderiam ser mais pormenorizados passam quase despercebidos. Mas a questão é a importância teológica da narrativa. Isso é o que conta para o autor de Atos. Em contrapartida, ele se contenta com a chegada do Evangelho a Roma. Se desejasse fazer biografia, teria ido até o fim da vida de Paulo.
Assim, as diferenças entre Atos e as situações das pastorais não justificam que estas sejam posteriores a Paulo, que tenham sido escritas por um discípulo e atribuídas a ele.
4. Atividade
1) O centro da Carta a Tito é a "sã doutrina" e não, as fábulas judaicas e mandamentos humanos. O que significa sã doutrina para nós, hoje?
2) Faça uma pesquisa no Catecismo da Igreja Católica (CIC) e escreva uma síntese do que é a "sã doutrina". Consulte Catecismo da Igreja Católica.
5. Oração (Leitura orante - Paulina, como é sugerida na página inicial deste site)
A Leitura Orante pode ser feita por no texto Tt 1,5-16.
No final, aprender e cantar o Hino ao Amor (ver na Home, do lado direito)
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